quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Contra o vento


Cerca de duas horas depois, a bicicleta no chão e a mochila nas costas, começo a pedalar. Estou em Tomar é domingo e inquiro pelo caminho para Ferreira do Zêzere. É-me indicada a n-110 e depois a n-238. São estradas largas feitas para automóveis que felizmente escasseiam. Do norte vem vento e sempre me pareceu que perante o vento contra qualquer subida passa a questão menor.A paisagem desfila sem outro relevo que o seu avistamento a partir do esforço do ciclista. Duas horas depois e cerca de 16 km andados chego a Ferreira do Zêzere onde me espera cabrito assado no forno com broa que festejo com a habitual voracidade pela" turística" quantia de 15 euros. Passado Águas Belas (terra de leitão a experimentar noutra ocasião)atravesso uma ponte sobre o rio próxima de Dornes (foto acima). A tarde declina e com ela o vento.A estrada cheia de curvas vai revelando o rio e os seus contornos enquanto a subida até Cernache me impôe marcha lenta. Cruzo Cernache em dia de baile nos bombeiros e por vão passando jovens e menos jovens em direcção ao edificio engalanado que acolherá a festa e donde sai altissimo o som da música popular.Chego pouco depois á Sertã onde me instalo numa excelente pensão. São seis da tarde e desde Tomar ficaram -me nas pernas 64km.

Sem comentários: