sábado, 18 de outubro de 2008

andar ao pairo

pairo,s.m.Naut.Acto de pairar


1 pairar- diz-se de uma ave que se sustenta no ar, com as asas abertas, sem

que pareça agitá-las: a aguia pode pairar muitas horas a grande

altura. " LELLO, Dicionário Prático Ilustrado



Sem grandes expectativas testo de novo a anunciada capacidade dos comboios de transpor tarem a bicicleta comigo.Desta vez quero ir para Tomar e subir depois o vale do Zêzere a pedalar por dois ou três dias. Digo para mim que nesta fase da minha vida tempo é o que não me falta. Há é claro essa coisa de já não ter vinte anos há uns bem medidos mais de quarenta. Mas agora não se trata disso nem sequer de reconhecer de passagem que atrás de um comboio outro comboio se esconde..


Na bilheteira em vez do bilhete dão-me um aviso/informação: o revisor é que decide se a bicicleta pode seguir. Em principio todos os sub-urbanos , regionais e interregionais levam bicicletas sem acréscimo de custo. Dirijo-me então para o cais de embarque e na falta de revisor à vista pergunto ao maquinista que termina o serviço. "Pode, pode -disse- tem é que ser na primeira carruagem ou na última"- Subo para a última e verifico que se trata de material novo ou renovado. O espaço destinado a bicicleta é sinalizado para transporte de cadeira de rodas. Nas correias pendentes prendo a roda da frente e espero a chegada de outros passageiros neste domingo enevoado. Conforme esperava dirigem~se sobretudo para destinos intermédios como Virtudes, Riachos ou Vale de Santarem. O revisor chega e emite um bilhete de oito euros e meio não sem antes se certificar que a bicicleta ali é do óbvio ciclista que o trage não ilude.

Sem comentários: